Invenção de Orfeu UM MONSTRO FLUI NESSE POEMA] (Jorge de Lima)

Imagem
Catástrofe ambiental provocada pela Braskem [ [UM MONSTRO FLUI NESSE POEMA] Um monstro flui nesse poema feito de úmido sal-gema. A abóbada estreita mana a loucura cotidiana. Pra me salvar da loucura como sal-gema. Eis a cura. O ar imenso amadurece, a água nasce, a pedra cresce. Mas desde quando esse rio corre no leito vazio? Vede que arrasta cabeças, frontes sumidas, espessas. E são minhas as medusas, cabeças de estranhas musas. Mas nem tristeza e alegria cindem a noite, do dia. Se vós não tendes sal-gema, não entreis nesse poema.           Invenção de Orfeu, Canto Quarto, poema I

FALANDO DE NAMORAR (Affonso Romano de Sant’Anna)


Jorge Ben tem aquela música que diz que « todo dia é dia de índio ». E tem razão : os indios têm o calendário deles e nós o nosso. Daí que queiram flechar os peixes que nadam nos lagos do palácio de Brasília como mostram os jornais.
Mas o que eu queria dizer, nessa repescagem, já que dia 12 foi instituido como dia dos namorados, é que todo dia é dia de namorar. Namoro que é namoro não se contenta com data marcada. Diz outra música : « o coração tem razões, que a própria razão desconhece ». 

Mulher parece gostar mais de namorar que os homens. Por isto, algumas namoram mulheres. Os homens são meio distraídos. Esquecem datas e pedem às secretárias para comprar presentes.
Um amigo, que havia se divorciado e estava apalermado com a situação, um dia me disse essa frase de matar de inveja Nelson Rodrigues : - « É o seguinte, companheiro, cheguei à conclusão que a mulher veio de outro macaco ! ».
As mulheres devem pensar a mesma coisa. Macacos me mordam ! Cada macaco no seu galho ! Mas no dia dos namorados temos que cruzar os galhos, agitar a floresta. Enfim, realizar rituais.
Na véspera do dia dos namorados uma amiga me disse : »-Adoro rituais ! »
Ela estava dizendo que queria presentes, jantares, mimos muitos e estava prevendo que o namorado estava noutro galho.
Vocês se lembram daquela música cantada por Louis Armstrong, onde ele diz que tudo mundo gosta de namorar, que os animais, mesmo as abelhas fazem amor, até os cangurús da Austrália « fazem aquilo ». E ele convida a amada, «vamos fazer aquilo também ».
Como todo dia é dia de indio, todo dia é dia de namorar. Vocês sabiam que até as bactérias namoram ? Tenho uma amiga bióloga que estuda isto : a simbiose desses seres minúsculos. Portanto, isto é uma lei da natureza, como dizia, aliás, o nosso Tomás Antônio Gonzaga, há 200 anos, convidando sua amada Marilia para « fazer aquilo » que os animais também faziam espontâneamente.
O grande namorador Vinicius de Morais fez com o Carlinhos Lyra aquela música onde pergunta se você quer ser minha namorada, etc. É meio machista a canção. Foi escrita por outro macaco. Mas tem lá seu charme.

(Radio Metrópole, 12.06.2013)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Essa Negra Fulô (Jorge de Lima)

BORBOLETAS (Mario Quintana)

Se Voltares (Rogaciano Leite)

ESCUTATÓRIA (Rubem Alves)

Gritaram-me Negra (Victoria Santa Cruz)

Eu não gosto de você, Papai Noel!... (Aldemar Paiva)