Invenção de Orfeu UM MONSTRO FLUI NESSE POEMA] (Jorge de Lima)

Imagem
Catástrofe ambiental provocada pela Braskem [ [UM MONSTRO FLUI NESSE POEMA] Um monstro flui nesse poema feito de úmido sal-gema. A abóbada estreita mana a loucura cotidiana. Pra me salvar da loucura como sal-gema. Eis a cura. O ar imenso amadurece, a água nasce, a pedra cresce. Mas desde quando esse rio corre no leito vazio? Vede que arrasta cabeças, frontes sumidas, espessas. E são minhas as medusas, cabeças de estranhas musas. Mas nem tristeza e alegria cindem a noite, do dia. Se vós não tendes sal-gema, não entreis nesse poema.           Invenção de Orfeu, Canto Quarto, poema I

Uma Paixão Sedutora (Socorro Monteiro)



Um dia um homem apaixonado por uma arte me contaminou com o vírus da sedução das imagens com a mesma avidez do poeta que atrai pela palavra. E como a terra que faz nascer a semente nas suas entranhas, ele fez germinar dentro de mim o interesse de viajar no mundo do cinema.
E foi assim que novos ventos trouxeram tardes chuvosas intermeadas de sol, manhãs alegres e aconchegantes noites de inverno, onde o calor da coberta dá o conforto do descanso e o prazer de continuar deitado. Essas sensações agradáveis a qualquer sertanejo, são nuances do estado de espírito vivenciado quando se assiste ao bom filme. O bom é poder viajar na imaginação vendo especificidades culturais que o cinema nos proporciona e recriar na própria imaginação a grandeza da influência da fábrica de sonhos.
Um dia, esse homem que sabe muito bem decifrar os códigos da comunicação de várias maneiras, conquistou-me. A princípio foi curiosidade, depois atenção pela dedicação. Ele saiu escrevendo em todos os quadros murais da faculdade o convite para vê um filme que o alunado não poderia perder. Fiquei impressionada! Que filme é esse que faz com que uma pessoa no final do expediente noturno suba escada e desça escada convidando pessoas á assistir? E foi assim que conheci "O CARTEIRO E O POETA". E também foi assim que conheci um pouco a alma cinéfila de ELINALDO BARROS. 



Professor querido, foi você que me levou a apreciar a sétima arte. 
Obrigada por isso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BORBOLETAS (Mario Quintana)

TERCETOS (Olavo Bilac)

Essa Negra Fulô (Jorge de Lima)

Se Voltares (Rogaciano Leite)

A Reunião dos Bichos (Antônio Francisco)

Eu Te Desejo (Flávia Wenceslau)